Os livros de imagem na educação infantil: percepções docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8690

Palavras-chave:

Livro de imagem, Crianças, Formação docente, Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma pré-escola no município de Santo André/SP, cujo objetivo foi o de compreender as percepções das professoras acerca dos livros de imagem na educação das crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que teve como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com seis docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos. O referencial teórico dialogou com os estudos e pesquisas das áreas da literatura e da educação infantil. A análise dos dados revela que há pouca familiaridade das professoras com os livros de imagem e, embora demonstrem compreensão sobre a sua relevância no trabalho com as crianças, não os utilizam com frequência; fato justificado pelo desconhecimento de suas características e de estratégias para trabalhar com eles. A necessidade de ampliação do acervo desses livros na instituição foi evidenciada, uma vez que, a proporção do número de livros de imagem em relação aos demais gêneros é ínfima. A ausência de formação no que tange às narrativas visuais foi mencionada, partindo das professoras a demanda por processos formativos que tematizem o trabalho com livros de imagem na educação infantil. Conclui-se com a necessidade de investimentos em formação inicial e continuada que tenham como foco o trabalho com os livros de imagem nesse segmento educacional, bem como na ampliação do acervo nas instituições.

Biografia do Autor

Meiriane Viana Melo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pedagoga pelo Instituto de Ensino Superior Santo André. Gestora na Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Gestora do curso de Pedagogia da USCS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS).

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos