Os livros de imagem na educação infantil: percepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8690Palabras clave:
Livro de imagem, Crianças, Formação docente, Educação Infantil.Resumen
O artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma pré-escola no município de Santo André/SP, cujo objetivo foi o de compreender as percepções das professoras acerca dos livros de imagem na educação das crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que teve como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com seis docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos. O referencial teórico dialogou com os estudos e pesquisas das áreas da literatura e da educação infantil. A análise dos dados revela que há pouca familiaridade das professoras com os livros de imagem e, embora demonstrem compreensão sobre a sua relevância no trabalho com as crianças, não os utilizam com frequência; fato justificado pelo desconhecimento de suas características e de estratégias para trabalhar com eles. A necessidade de ampliação do acervo desses livros na instituição foi evidenciada, uma vez que, a proporção do número de livros de imagem em relação aos demais gêneros é ínfima. A ausência de formação no que tange às narrativas visuais foi mencionada, partindo das professoras a demanda por processos formativos que tematizem o trabalho com livros de imagem na educação infantil. Conclui-se com a necessidade de investimentos em formação inicial e continuada que tenham como foco o trabalho com os livros de imagem nesse segmento educacional, bem como na ampliação do acervo nas instituições.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.