Os livros de imagem na educação infantil: percepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8690Keywords:
Livro de imagem, Crianças, Formação docente, Educação Infantil.Abstract
O artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma pré-escola no município de Santo André/SP, cujo objetivo foi o de compreender as percepções das professoras acerca dos livros de imagem na educação das crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que teve como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com seis docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos. O referencial teórico dialogou com os estudos e pesquisas das áreas da literatura e da educação infantil. A análise dos dados revela que há pouca familiaridade das professoras com os livros de imagem e, embora demonstrem compreensão sobre a sua relevância no trabalho com as crianças, não os utilizam com frequência; fato justificado pelo desconhecimento de suas características e de estratégias para trabalhar com eles. A necessidade de ampliação do acervo desses livros na instituição foi evidenciada, uma vez que, a proporção do número de livros de imagem em relação aos demais gêneros é ínfima. A ausência de formação no que tange às narrativas visuais foi mencionada, partindo das professoras a demanda por processos formativos que tematizem o trabalho com livros de imagem na educação infantil. Conclui-se com a necessidade de investimentos em formação inicial e continuada que tenham como foco o trabalho com os livros de imagem nesse segmento educacional, bem como na ampliação do acervo nas instituições.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.