A coeducação oportunizada pelo trabalho colaborativo nas aulas de Educação Física

Autores

  • Robson Alex Ferreira Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8759

Palavras-chave:

Trabalho Colaborativo, Coeducação, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Trabalho Colaborativo entre o professor regente e os futuros professores, para a coeducação nas aulas de Educação Física de uma unidade escolar pública no estado do Mato Grosso. Foram sujeitos deste estudo a professora regente de uma unidade escolar pública, dois acadêmicos dos últimos semestres do curso de Educação Física e o pesquisador. O instrumento utilizado nesta pesquisa foram as narrativas orais dos sujeitos e a análise dos dados se deu pelos eixos temáticos a partir dos passos adotados por Rinaldi (2009). Os principais resultados apontaram que o Trabalho Colaborativo contribuiu para que a coeducação pudesse ser percebida para além dos horizontes da simples junção de homens e mulheres nas aulas. Foi possível perceber em alguns momentos as mulheres reivindicando seu espaço e lugar nas atividades, o que as fez inclusive agir como os próprios meninos não os aceitando inicialmente em algumas dinâmicas. No entanto, nossas discussões mostraram que a coeducação não é uma unanimidade quanto sua oferta e aceitação no ambiente escolar. Entendemos que o Trabalho Colaborativo entre a universidade e a escola pode ser uma estratégia que permite a construção de saberes que permitem auxiliar o professor regente e os futuros professores a preencher lacunas em suas ações em sala de aula, ao mesmo tempo que, pode contribuir com saberes que permitam aos professores da universidade um olhar para além das situações ideias de ensino.

Biografia do Autor

Robson Alex Ferreira, Universidade do Estado do Mato Grosso

Mestre em Educação Física pela UNIMEP.

Doutor em Educação pela UNESP/PP.

Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade do Estado do Mato Grosso.

 

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos