A coeducação oportunizada pelo trabalho colaborativo nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8759Palabras clave:
Trabalho Colaborativo, Coeducação, Educação Física.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Trabalho Colaborativo entre o professor regente e os futuros professores, para a coeducação nas aulas de Educação Física de uma unidade escolar pública no estado do Mato Grosso. Foram sujeitos deste estudo a professora regente de uma unidade escolar pública, dois acadêmicos dos últimos semestres do curso de Educação Física e o pesquisador. O instrumento utilizado nesta pesquisa foram as narrativas orais dos sujeitos e a análise dos dados se deu pelos eixos temáticos a partir dos passos adotados por Rinaldi (2009). Os principais resultados apontaram que o Trabalho Colaborativo contribuiu para que a coeducação pudesse ser percebida para além dos horizontes da simples junção de homens e mulheres nas aulas. Foi possível perceber em alguns momentos as mulheres reivindicando seu espaço e lugar nas atividades, o que as fez inclusive agir como os próprios meninos não os aceitando inicialmente em algumas dinâmicas. No entanto, nossas discussões mostraram que a coeducação não é uma unanimidade quanto sua oferta e aceitação no ambiente escolar. Entendemos que o Trabalho Colaborativo entre a universidade e a escola pode ser uma estratégia que permite a construção de saberes que permitem auxiliar o professor regente e os futuros professores a preencher lacunas em suas ações em sala de aula, ao mesmo tempo que, pode contribuir com saberes que permitam aos professores da universidade um olhar para além das situações ideias de ensino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.