A coeducação oportunizada pelo trabalho colaborativo nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8759Keywords:
Trabalho Colaborativo, Coeducação, Educação Física.Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Trabalho Colaborativo entre o professor regente e os futuros professores, para a coeducação nas aulas de Educação Física de uma unidade escolar pública no estado do Mato Grosso. Foram sujeitos deste estudo a professora regente de uma unidade escolar pública, dois acadêmicos dos últimos semestres do curso de Educação Física e o pesquisador. O instrumento utilizado nesta pesquisa foram as narrativas orais dos sujeitos e a análise dos dados se deu pelos eixos temáticos a partir dos passos adotados por Rinaldi (2009). Os principais resultados apontaram que o Trabalho Colaborativo contribuiu para que a coeducação pudesse ser percebida para além dos horizontes da simples junção de homens e mulheres nas aulas. Foi possível perceber em alguns momentos as mulheres reivindicando seu espaço e lugar nas atividades, o que as fez inclusive agir como os próprios meninos não os aceitando inicialmente em algumas dinâmicas. No entanto, nossas discussões mostraram que a coeducação não é uma unanimidade quanto sua oferta e aceitação no ambiente escolar. Entendemos que o Trabalho Colaborativo entre a universidade e a escola pode ser uma estratégia que permite a construção de saberes que permitem auxiliar o professor regente e os futuros professores a preencher lacunas em suas ações em sala de aula, ao mesmo tempo que, pode contribuir com saberes que permitam aos professores da universidade um olhar para além das situações ideias de ensino.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.