Vivências e significações de professores no processo educacional de adolescentes na escola de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8902Palavras-chave:
Vivências Escolares, Atividade Docente, Núcleos de SignificaçãoResumo
A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio de uma escola pública da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, tendo por objetivo analisar vivências e significações constituídas sobre o processo educacional de adolescentes e como esse processo se articula, de alguma forma, às estratégias pedagógicas da escola. Com fundamentação na psicologia sócio-histórica, os dados foram analisados com base no procedimento dos núcleos de significação. Os resultados podem ser verificados em três indicadores: estratégias escolares e intervenção pedagógica: “ele vai ver a importância disso na prática”; a relação professor-aluno: “eu gosto de dar conta das minhas obrigações como professora”; estrutura física: “a estrutura física da escola ainda é [...] muito precária”. Concluímos o estudo destacando ao menos cinco questões: o caráter pragmático do processo de ensino e aprendizagem, para que a escola seja atrativa aos alunos adolescentes; a ideia de que o aluno da escola pública deve se esforçar nos estudos para ter oportunidade de vencer na vida; a defesa de que o sucesso escolar é uma questão individual e, portanto, depende apenas do esforço do estudante; outros dois pontos chamam bastante atenção: o apoio aos estudantes parece gestar sentimentos de inclusão e pertencimentos à escola; a forma de se colocar no lugar dos alunos, dialogando com eles e, assim, gerando uma relação de empatia, também parece contribuir para que não desistam da escola e até participem com mais intensidade das atividades escolares.Downloads
Publicado
2021-11-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.