Vivências e significações de professores no processo educacional de adolescentes na escola de ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8902

Palabras clave:

Vivências Escolares, Atividade Docente, Núcleos de Significação

Resumen

A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio de uma escola pública da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, tendo por objetivo analisar vivências e significações constituídas sobre o processo educacional de adolescentes e como esse processo se articula, de alguma forma, às estratégias pedagógicas da escola. Com fundamentação na psicologia sócio-histórica, os dados foram analisados com base no procedimento dos núcleos de significação. Os resultados podem ser verificados em três indicadores: estratégias escolares e intervenção pedagógica: “ele vai ver a importância disso na prática”; a relação professor-aluno: “eu gosto de dar conta das minhas obrigações como professora”; estrutura física: “a estrutura física da escola ainda é [...] muito precária”. Concluímos o estudo destacando ao menos cinco questões: o caráter pragmático do processo de ensino e aprendizagem, para que a escola seja atrativa aos alunos adolescentes; a ideia de que o aluno da escola pública deve se esforçar nos estudos para ter oportunidade de vencer na vida; a defesa de que o sucesso escolar é uma questão individual e, portanto, depende apenas do esforço do estudante; outros dois pontos chamam bastante atenção: o apoio aos estudantes parece gestar sentimentos de inclusão e pertencimentos à escola; a forma de se colocar no lugar dos alunos, dialogando com eles e, assim, gerando uma relação de empatia, também parece contribuir para que não desistam da escola e até participem com mais intensidade das atividades escolares.

Biografía del autor/a

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor efetivo vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

João Victor da Silva Faustino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

Samyr Damasceno Bonifácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

Luiz Roberto Fernandes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

Publicado

2021-11-11

Número

Sección

Artigos