Vivências e significações de professores no processo educacional de adolescentes na escola de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8902

Palavras-chave:

Vivências Escolares, Atividade Docente, Núcleos de Significação

Resumo

A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio de uma escola pública da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, tendo por objetivo analisar vivências e significações constituídas sobre o processo educacional de adolescentes e como esse processo se articula, de alguma forma, às estratégias pedagógicas da escola. Com fundamentação na psicologia sócio-histórica, os dados foram analisados com base no procedimento dos núcleos de significação. Os resultados podem ser verificados em três indicadores: estratégias escolares e intervenção pedagógica: “ele vai ver a importância disso na prática”; a relação professor-aluno: “eu gosto de dar conta das minhas obrigações como professora”; estrutura física: “a estrutura física da escola ainda é [...] muito precária”. Concluímos o estudo destacando ao menos cinco questões: o caráter pragmático do processo de ensino e aprendizagem, para que a escola seja atrativa aos alunos adolescentes; a ideia de que o aluno da escola pública deve se esforçar nos estudos para ter oportunidade de vencer na vida; a defesa de que o sucesso escolar é uma questão individual e, portanto, depende apenas do esforço do estudante; outros dois pontos chamam bastante atenção: o apoio aos estudantes parece gestar sentimentos de inclusão e pertencimentos à escola; a forma de se colocar no lugar dos alunos, dialogando com eles e, assim, gerando uma relação de empatia, também parece contribuir para que não desistam da escola e até participem com mais intensidade das atividades escolares.

Biografia do Autor

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor efetivo vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

João Victor da Silva Faustino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

Samyr Damasceno Bonifácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

Luiz Roberto Fernandes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Membro/pesquisador do projeto de pesquisa “Psicologia e processo educacional: significações de professores sobre adolescência e escolarização”.

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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigos