Limites da educação de jovens e adultos na superação do racismo e da desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9814

Palavras-chave:

Educação, Ideologia, Currículo oficial.

Resumo

O discurso da educação como meio de superação do racismo e da condição de expropriado do educando está sempre presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o objetivo deste artigo é analisar três fatores que influenciam na formulação e na implementação da EJA delimitando suas possibilidades. Um deles é a luta política e a tensão permanente entre projetos de sociedade que se negam econômica e ideologicamente. Os outros dois, que estão entrelaçados com o primeiro, são a formação docente e o controle estatal do ensino formal. Esses fatores estão presentes nas reflexões atuais e remetem a outras questões, com as quais estão relacionados, como a qualidade do ensino e o racismo. Metodologicamente desenvolveu-se uma comparação entre discursos, normas legais e implementação da EJA, com suas repercussões, para identificar limites e condicionamentos resultantes da organização social, da função estatal e da formação docente para o desenvolvimento da educação formal, tendo como referencial a superação do racismo e da desigualdade social. Os resultados demonstram que o discurso da superação é essencialmente ideológico ainda que itens de qualidade estivessem presentes. Além disso, os resultados apontam ainda que a formação docente crítica e transformadora exige conhecimentos construídos por esses educadores nos espaços dos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Antônio Eugênio Furtado Corrêa, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional

pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq)

E-mail: eugeniofurtadoc@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1188-7527

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro-RJ-Brasil. Professora no Mestrado em Educação da UNIFAP e no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA-Brasil.  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq)ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0807-0789. E-mail: daluzeugenia6@gmail.com

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS-Brasil. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor no Mestrado em Educação da UNIFAP. Professor Coorientador no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA-Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2947-5347. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

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Publicado

2023-10-10

Edição

Seção

Artigos