Limites da educação de jovens e adultos na superação do racismo e da desigualdade social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.9814

Palabras clave:

Educação, Ideologia, Currículo oficial.

Resumen

O discurso da educação como meio de superação do racismo e da condição de expropriado do educando está sempre presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o objetivo deste artigo é analisar três fatores que influenciam na formulação e na implementação da EJA delimitando suas possibilidades. Um deles é a luta política e a tensão permanente entre projetos de sociedade que se negam econômica e ideologicamente. Os outros dois, que estão entrelaçados com o primeiro, são a formação docente e o controle estatal do ensino formal. Esses fatores estão presentes nas reflexões atuais e remetem a outras questões, com as quais estão relacionados, como a qualidade do ensino e o racismo. Metodologicamente desenvolveu-se uma comparação entre discursos, normas legais e implementação da EJA, com suas repercussões, para identificar limites e condicionamentos resultantes da organização social, da função estatal e da formação docente para o desenvolvimento da educação formal, tendo como referencial a superação do racismo e da desigualdade social. Os resultados demonstram que o discurso da superação é essencialmente ideológico ainda que itens de qualidade estivessem presentes. Além disso, os resultados apontam ainda que a formação docente crítica e transformadora exige conhecimentos construídos por esses educadores nos espaços dos movimentos sociais.

Biografía del autor/a

Antônio Eugênio Furtado Corrêa, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional

pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq)

E-mail: eugeniofurtadoc@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1188-7527

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro-RJ-Brasil. Professora no Mestrado em Educação da UNIFAP e no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA-Brasil.  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq)ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0807-0789. E-mail: daluzeugenia6@gmail.com

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS-Brasil. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor no Mestrado em Educação da UNIFAP. Professor Coorientador no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA-Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2947-5347. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

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Publicado

2023-10-10

Número

Sección

Artigos