A imersão SUS como experiência de metodologia ativa na formação médica: sinergia entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10327Keywords:
Metodologia ativa. SUS. Teoria. Prática.Abstract
Este artigo tem como objetivo sistematizar e relatar como ocorre a experiência de imersão SUS (Sistema Único de Saúde) no Curso de Medicina da uma universidade comunitária do Norte do Rio Grande do Sul, no sentido de demonstrar como ela se constitui em um exemplo efetivo de metodologia ativa e de relação teoria-prática. A pesquisa que deu origem a este escrito é teórico-documental, de natureza e análise qualitativa. A imersão SUS são componentes curriculares do primeiro ao sétimo semestres do curso nos quais os estudantes vão para Unidades Básicas de Saúde (UBS), com acompanhamento de professores formadores e preceptores, para iniciar-se no exercício da profissão e conhecer/interferir na realidade. A avaliação da experiência feita por professores, preceptores e estudantes é que se constitui em acontecimento de grande aprendizagem, desafiador, exigindo protagonismo, autonomia, capacidade crítica e reflexão sobre a realidade, tudo isso sendo cotizado com seu processo de formação.References
AGAMBEN, G. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002.
BIROLINI, D. V. A estratégia da lagartixa: uma viagem pelos bastidores da medicina. São Paulo: Novo Século, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao Acesso em: Jun. de 2022.
BRASIL. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos,. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm Acesso em: Jun. de 2022.
CLAPARÈDE, É. A escola sob medida. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DAHLE, L. O. et al. A aprendizagem baseada em problemas e Medicina – desenvolvimento de alicerces teóricos sólidos e de uma postura profissional de base científica. In: ARAÚJO, U.; SASTRE, G. (Orgs.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2016, p. 123-140).
DECKER, I. da R.; BOUHUIJS, P. A. J. Aprendizagem baseada em problemas e metodologia da problematização: identificando e analisando continuidades e descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem: In: ARAÚJO, U.; SASTRE, G (Orgs.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2016, p. 177-204.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FREINET, C. O método natural. Lisboa: estampa, 1977.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: Curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
HAN, B. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo.Petrópolis/RJ: Vozes, 2021.
JOSSO, M. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-25.
MUNHOZ, A. S. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Porto Alegre: Artmed, 2017.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.
UNIVERSIDADE. Projeto Político-Pedagógico do curso de graduação em Medicina, 2022.
VICKERY, A. Desenvolver as habilidades de questionamento de professores e alunos. In: VICKERY, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.