A imersão SUS como experiência de metodologia ativa na formação médica: sinergia entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10327

Palavras-chave:

Metodologia ativa. SUS. Teoria. Prática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar e relatar como ocorre a experiência de imersão SUS (Sistema Único de Saúde) no Curso de Medicina da uma universidade comunitária do Norte do Rio Grande do Sul, no sentido de demonstrar como ela se constitui em um exemplo efetivo de metodologia ativa e de relação teoria-prática. A pesquisa que deu origem a este escrito é teórico-documental, de natureza e análise qualitativa. A imersão SUS são componentes curriculares do primeiro ao sétimo semestres do curso nos quais os estudantes vão para Unidades Básicas de Saúde (UBS), com acompanhamento de professores formadores e preceptores, para iniciar-se no exercício da profissão e conhecer/interferir na realidade. A avaliação da experiência feita por professores, preceptores e estudantes é que se constitui em acontecimento de grande aprendizagem, desafiador, exigindo protagonismo, autonomia, capacidade crítica e reflexão sobre a realidade, tudo isso sendo cotizado com seu processo de formação.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, URI Erechim e PPGEDU URI Frederico Westphalen

Licenciado em Filosofia. Meestre em Filosofia. Doutor em Educação UFRGS.

Flávia Cesca Antonioli, URI Erechim/RS

Acadêmica do IV Semestre do Curso de Medicina da URI Erechim/RS.

Maria Luiza Remonti Lodi, URI Erechim/RS

Acadêmica do IV Semestre do Curso de Medicina da URI Erechim/RS

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Experiências