A imersão SUS como experiência de metodologia ativa na formação médica: sinergia entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10327Palavras-chave:
Metodologia ativa. SUS. Teoria. Prática.Resumo
Este artigo tem como objetivo sistematizar e relatar como ocorre a experiência de imersão SUS (Sistema Único de Saúde) no Curso de Medicina da uma universidade comunitária do Norte do Rio Grande do Sul, no sentido de demonstrar como ela se constitui em um exemplo efetivo de metodologia ativa e de relação teoria-prática. A pesquisa que deu origem a este escrito é teórico-documental, de natureza e análise qualitativa. A imersão SUS são componentes curriculares do primeiro ao sétimo semestres do curso nos quais os estudantes vão para Unidades Básicas de Saúde (UBS), com acompanhamento de professores formadores e preceptores, para iniciar-se no exercício da profissão e conhecer/interferir na realidade. A avaliação da experiência feita por professores, preceptores e estudantes é que se constitui em acontecimento de grande aprendizagem, desafiador, exigindo protagonismo, autonomia, capacidade crítica e reflexão sobre a realidade, tudo isso sendo cotizado com seu processo de formação.Referências
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