Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10494Keywords:
Salão UFRGS Jovem, Pesquisa, Habilidades, Conhecimento científicoAbstract
O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.