Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes

Autores/as

  • Bruna Bertoglio Lorenzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10494

Palabras clave:

Salão UFRGS Jovem, Pesquisa, Habilidades, Conhecimento científico

Resumen

O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.

Biografía del autor/a

Bruna Bertoglio Lorenzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Cursando Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, sob a orientação da Profª Dra,Tania Denise Miskinis Salgado. Conclusão em 2022. Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015), Especialização em Gestão Educacional pelo SENAC RS (2010) e Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Desde 2009, atuo como como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRGS. Inicialmente na Divisão de Difusão da Ciência com desenvolvidos de projetos voltados à temática de ensino e popularização da ciência, a partir da oferta de cotas de bolsas e da organização de eventos científicos que oportunizam a interlocução e a interação entre comunidade acadêmica e sociedade. Atualmente trabalho na Divisão de Iniciação Científica, desta mesma Pró-Reitoria, com o gerenciamento de bolsas de iniciação científica e organização do evento cientifico: Salão UFRGS Jovem.

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.

Publicado

2023-04-19

Número

Sección

Artigos