O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10653

Keywords:

Educação, Ensino de Ciências, Ensino e Aprendizagem, Taiwan e Brasil.

Abstract

Esta pesquisa analisa aspectos do processo de ensino e de aprendizagem de alunos taiwaneses da cidade de Cascavel – PR, no tocante à disciplina de Ciências. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na revisão de fontes bibliográficas, documentos, questionários, entrevistas e livros didáticos, à luz da análise de conteúdo de Bardin (1995). Utilizamo-nos de uma entrevista semiestruturada com doze alunos taiwaneses ou descendentes, que frequentaram as escolas da rede municipal durante o período de 1998 a 2010, oito pais taiwaneses e sete professores que lecionaram diretamente para esses alunos. Buscou-se compreender a metodologia utilizada pelos professores, a adaptação dos alunos e as opiniões dos pais sobre o ensino da disciplina de Ciências em Taiwan, comparando a ofertada no município de Cascavel. Os resultados lançam luz sobre a realidade da perspectiva da educação ofertada no município de Cascavel-PR, a adaptação ensino- aprendizagem dos imigrantes taiwaneses e as estratégias voltadas à superação das dificuldades encontradas, além dos conflitos desencadeados pelo choque de cultura no processo de formação escolar.

 

Author Biographies

Miao Shen Chen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (2019).  Atualmente é professora de Colégio de Estadual do Paraná. Atua na equipe pedagógica do Colégio Ieda Baggio Mayer C E - Ef M. Tem experiência na área de ensino de línguas (Mandarim / inglês) e educação.

Cleria Maria Wendling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Cascavel, PR, BR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do curso de Pedagogia nas disciplinas Teoria e prática do ensino de ciências e estágio supervisionado sob forma de prática de ensino. Coordenou a área da Pedagogia do PIBID de 2010 até 2016 refletindo com o grupo de bolsistas os elementos que compõem a docência e da contribuição da prática na formação inicial e continuada de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, educação ambiental, prática educativa, investigação-ação educacional, currículo. É componente dos grupos de pesquisa IMAGINAR e Criança, infância e escola. Atuou no projeto Patronato vinculado ao Universidade sem Fronteiras juntamente com uma equipe multiprofissional orientando a área da Pedagogia. Atualmente curso doutorado no PPGECEM na Unioeste, campus de Cascavel, investigando os sentidos do ensino de ciências no município de Toledo Paraná.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Cascavel, PR, BR

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

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Published

2024-08-27

Issue

Section

Articles