O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10653Palabras clave:
Educação, Ensino de Ciências, Ensino e Aprendizagem, Taiwan e Brasil.Resumen
Esta pesquisa analisa aspectos do processo de ensino e de aprendizagem de alunos taiwaneses da cidade de Cascavel – PR, no tocante à disciplina de Ciências. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na revisão de fontes bibliográficas, documentos, questionários, entrevistas e livros didáticos, à luz da análise de conteúdo de Bardin (1995). Utilizamo-nos de uma entrevista semiestruturada com doze alunos taiwaneses ou descendentes, que frequentaram as escolas da rede municipal durante o período de 1998 a 2010, oito pais taiwaneses e sete professores que lecionaram diretamente para esses alunos. Buscou-se compreender a metodologia utilizada pelos professores, a adaptação dos alunos e as opiniões dos pais sobre o ensino da disciplina de Ciências em Taiwan, comparando a ofertada no município de Cascavel. Os resultados lançam luz sobre a realidade da perspectiva da educação ofertada no município de Cascavel-PR, a adaptação ensino- aprendizagem dos imigrantes taiwaneses e as estratégias voltadas à superação das dificuldades encontradas, além dos conflitos desencadeados pelo choque de cultura no processo de formação escolar.
Citas
Alves, A. E. S. O conceito de qualificação. In: Magalhães, L. D. R.; Casimiro, A. P. B.S., & Alves, A. E. S. (Orgs.) Ensaio sobre História, ciência e educação. Campinas, SP: editora alínea, 2011.
Bardin, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1995.
Berezuk, P. A., & Inada. P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n.2, p.207-215, 2010.
Cascavel. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. v. II. Ensino fundamental – anos iniciais. Cascavel, PR: Ed. Progressiva, 2008.
Chou, S. C. Is ‘One-Guideline-One-Version’ Policy a Panacea? Reconceptualization of ‘Textbook’. Journal of Textbook Research, v. 1, n. 1, p. 29-47, 2008.
Fourez, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p.109-123, 2003.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2005.
Lee, D. R., & Yu, M. N. The Verification of a Structural Equation Model on SES, Siblings, Household Education Resources and Educational Achievement: Using the Empirical Data of the 2001 TEPS. Taiwan Journal of Sociology of Education, v. 5, n. 2, p.1-47, 2005.
Libâneo, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Lin, C. T. Os Princípios do Ensino (????). Taipei, TW: Wu-Nan Book, 2008.
Manfredi, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
Minayo, M. C. Ciência, Técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. de S. (Org.), Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 9-30, 2001.
OCDE. PISA 2018: Insights and Interpretations. France, 2019.
OCDE. Resumo de resultados nacionais do PISA 2015 (The Programme for International Student Assessment). France, 2016.
Oliveira, C. B. E., & Alves, P. B. Ensino Fundamental: Papel do Professor, Motivação e Estimulação no Econtexto escolar. Paidéia, v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005.
Penin, S. T. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1994.
Rodio Saucedo, K. R., Chen, M. S., Wendling, C. M., & Malacarne, V. A história da ciência em livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan. Gondola-Ensenanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, n.1, p.13–27, 2020.
Sorrentino, G. P. A Comunidade Chinesa em Curitiba. (Monografia de Graduação). Universidade Federal do Paraná, PR, 2013.
Souza, A. L. S., & Chapani, D. T. Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais. Pra?xis Educacional, v. 11, n. 19, p.119-136, 2015.
Toscano, M. Introdução a sociologia educacional. RJ: editora vozes, 1984.
Viechenski, J. P., & Carletto, M. Por que e para quê ensinar Ciências para crianças. RBECT, v. 6, n. 2, p. 213-217, 2013.
Wang, M. F., & Hsiung, C. T. Os Didáticos de Ensino de Natureza e Ciências da Vida e Tecnologia no Ensino Fundamental (???????????????). Taipei, TW: Psy. 2011.
Wu, Z. D., & Kao, C. H. Nova Filosofia da Educação (?????). Taipei, TW: Wu-nan Culture Enterprise. 2008.
Zimmermann, L. A importância dos laboratórios de Ciências para alunos da terceira série do Ensino Fundamental. (Dissertação em Mestrado em Educação de Ciência e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.