Indígenas: Quais cursos fazem? Qual o comportamento de evasão? - análise do período 2018-2020 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10926Keywords:
Educação, Indígenas, Política de cotas, EvasãoAbstract
Este trabalho apresenta um breve histórico da política de acesso da comunidade indígena, por meio de reservas de vagas, desde ações individuais de universidades até a – Lei das Cotas (Lei 12.711/2012). A partir de dados primários da RFEPCT, foi analisada a distribuição dos indígenas por tipo de curso, modalidade e eixos tecnológicos no período 2018-2020. Como resultados, destaca-se um comportamento de menor evasão dos indígenas nos cursos de licenciatura em relação aos cursos de bacharelado e tecnológicos, aumento do número de matrículas nos cursos à distância no ano de 2020, efeito da pandemia de COVID-19, e predominância na pós-graduação dos eixos de desenvolvimento educacional e social.
References
ANDIFES, A et al. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 1, n. 2, 1996.Disponível em:
https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf Acesso em: 29 de março de 2023
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n° 615, de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade de vagas para índios que forem classificados em processo seletivo, sem prejuízo das vagas abertas para os demais alunos. Diário da Câmara dos Deputados, v. 51, p. 16611-16612, 25.abr.2003. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD25ABR2003.pdf#page=121 . Acesso em: 29 de março de 2023
_______ Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n°1.313, de 2003a. Institui o Sistema de cota para a população indígena nas Instituições de Ensino Superior. Diário da Câmara dos Deputados, v. 107, p. 33594-33596, 16.julho.2003. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD16JUL2003.pdf#page=56. Acesso em: 29 de março de 2023
_______. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 29 de março de 2023
CAMPOS, Marden Barbosa de. Diga-me com quem moras que eu te direi quem és: oscilações na captação de indígenas nos censos demográficos brasileiros . Revista Brasileira de Estudos de População [online]. 2021, v. 38, e0162. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0162 . Acesso em: 29 de março de 2023
CAMPOS, Marden Barbosa de . ESTANISLAU, Bárbara Roberto.Demografia dos povos indígenas: os Censos Demográficos como ponto de vista. Revista Brasileira de Estudos de População [online]. 2016, v. 33, n. 2, pp. 441-449. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0042 . Acesso em: 29 de março de 2023
GRUPIONI, Luís Donisete. Educação e povos indígenas: construindo uma política nacional de educação escolar indígena. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 81, n. 198, 2000. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.939. Acesso em: 29 de março de 2023
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Distribuição Espacial da Comunidade Indígena, 2010 Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/verso_mapa_web.pdf. Acesso em: 29 de março de 2023
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Instituições da Rede Federal. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 29 de março de 2023
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). UM NOVO MODELO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Concepção e diretrizes. 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 29 de março de 2023
PAULA, Luis Roberto de. O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 94, p. 795-810, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BVp883pKdq3B6nLkCSkKR8j/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 29 de março de 2023
PNP- Plataforma Nilo Peçanha. PNP 2021 ano base 2020/1.1 Instituições. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/plataforma-nilo-pecanha. Acesso em: 29 de março de 2023
PORTO, Liliana; SILVA, Paulo Vinícius B. da; OTANI, Marilene. Impactos e dilemas da adoção de um sistema de cotas na UFPR. COSTA, Hilton; PINHEL, André; SILVEIRA, Marcos Silva da. Uma década de políticas afirmativas: panorama, argumentos e resultados. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 221-242, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/36472069/Impactos_e_Dilemas_da_Ado%C3%A7%C3%A3o_de_um_Sistema_de_Cotas_na_UFPR . Acesso em: 29 de março de 2023
RENAULT, Claudia Regina Nunes dos Santos. Educação superior indígena na UnB: perfil, trajetória, expectativas e desafios dos estudantes. Dissertação de Mestrado. UCB. 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2553. Acesso em: 29 de março de 2023
SILVA, Vini Silva Rabassa da; GUERRA, Janaina da Silva. RETENÇÃO E EVASÃO DOS (AS) ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 69-80, 2021.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/download/21067/pdf . Acesso em: Acesso em: 29 de março de 2023
TESSLER, Leandro R. Ação afirmativa sem cotas: o programa de ação afirmativa e inclusão social da Unicamp. IN: PEIXOTO, MCL, p. 67-91, 2008. Disponível em: http://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2017/02/artigo1.pdf. Acesso em: 29 de março de 2023
ZARPELON, Shirley Flores; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Indígenas cotistas ingressantes na UEMS em 2004: levantamento e análise das causas de evasão, face às ações de permanência desenvolvida pela instituição. Anais do Seminário rede de Saberes. Disponível em http://www. rededesaberes. org/3seminario/anais/gts. htm. Publicado em, 2009.Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1408/pdf_65. Acesso em: 29 de março de 2023
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.