Indígenas: Quais cursos fazem? Qual o comportamento de evasão? - análise do período 2018-2020 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)

Autores/as

  • Alexandre Moura Giarola IFMG- Campus Bambuí Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Vássia Carvalho Soares IFMG- Campus Bambuí
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10926

Palabras clave:

Educação, Indígenas, Política de cotas, Evasão

Resumen

Este trabalho apresenta um breve histórico da política de acesso da comunidade indígena, por meio de reservas de vagas, desde ações individuais de universidades até a – Lei das Cotas (Lei 12.711/2012). A partir de dados primários da RFEPCT, foi analisada a distribuição dos indígenas por tipo de curso, modalidade e eixos tecnológicos no período 2018-2020. Como resultados, destaca-se um comportamento de menor evasão dos indígenas nos cursos de licenciatura em relação aos cursos de bacharelado e tecnológicos, aumento do número de matrículas nos cursos à distância no ano de 2020, efeito da pandemia de COVID-19, e predominância na pós-graduação dos eixos de desenvolvimento educacional e social.

Biografía del autor/a

Alexandre Moura Giarola, IFMG- Campus Bambuí Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Professor do Departamento de Engenharia e Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Bambuí. Doutorando em Educação pela UNIUBE. Membro do Grupo de Estudos
e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq)



Vássia Carvalho Soares, IFMG- Campus Bambuí

Professora do Departamento de Ciências e Linguagens do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas
Gerais – campus Bambuí. 

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Docente do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Citas

ANDIFES, A et al. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 1, n. 2, 1996.Disponível em:

https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf Acesso em: 29 de março de 2023

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n° 615, de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade de vagas para índios que forem classificados em processo seletivo, sem prejuízo das vagas abertas para os demais alunos. Diário da Câmara dos Deputados, v. 51, p. 16611-16612, 25.abr.2003. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD25ABR2003.pdf#page=121 . Acesso em: 29 de março de 2023

_______ Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n°1.313, de 2003a. Institui o Sistema de cota para a população indígena nas Instituições de Ensino Superior. Diário da Câmara dos Deputados, v. 107, p. 33594-33596, 16.julho.2003. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD16JUL2003.pdf#page=56. Acesso em: 29 de março de 2023

_______. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 29 de março de 2023

CAMPOS, Marden Barbosa de. Diga-me com quem moras que eu te direi quem és: oscilações na captação de indígenas nos censos demográficos brasileiros . Revista Brasileira de Estudos de População [online]. 2021, v. 38, e0162. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0162 . Acesso em: 29 de março de 2023

CAMPOS, Marden Barbosa de . ESTANISLAU, Bárbara Roberto.Demografia dos povos indígenas: os Censos Demográficos como ponto de vista. Revista Brasileira de Estudos de População [online]. 2016, v. 33, n. 2, pp. 441-449. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0042 . Acesso em: 29 de março de 2023

GRUPIONI, Luís Donisete. Educação e povos indígenas: construindo uma política nacional de educação escolar indígena. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 81, n. 198, 2000. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.939. Acesso em: 29 de março de 2023

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Distribuição Espacial da Comunidade Indígena, 2010 Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/verso_mapa_web.pdf. Acesso em: 29 de março de 2023

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Instituições da Rede Federal. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 29 de março de 2023

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). UM NOVO MODELO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Concepção e diretrizes. 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 29 de março de 2023

PAULA, Luis Roberto de. O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 94, p. 795-810, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BVp883pKdq3B6nLkCSkKR8j/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 29 de março de 2023

PNP- Plataforma Nilo Peçanha. PNP 2021 ano base 2020/1.1 Instituições. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/plataforma-nilo-pecanha. Acesso em: 29 de março de 2023

PORTO, Liliana; SILVA, Paulo Vinícius B. da; OTANI, Marilene. Impactos e dilemas da adoção de um sistema de cotas na UFPR. COSTA, Hilton; PINHEL, André; SILVEIRA, Marcos Silva da. Uma década de políticas afirmativas: panorama, argumentos e resultados. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 221-242, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/36472069/Impactos_e_Dilemas_da_Ado%C3%A7%C3%A3o_de_um_Sistema_de_Cotas_na_UFPR . Acesso em: 29 de março de 2023

RENAULT, Claudia Regina Nunes dos Santos. Educação superior indígena na UnB: perfil, trajetória, expectativas e desafios dos estudantes. Dissertação de Mestrado. UCB. 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2553. Acesso em: 29 de março de 2023

SILVA, Vini Silva Rabassa da; GUERRA, Janaina da Silva. RETENÇÃO E EVASÃO DOS (AS) ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 69-80, 2021.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/download/21067/pdf . Acesso em: Acesso em: 29 de março de 2023

TESSLER, Leandro R. Ação afirmativa sem cotas: o programa de ação afirmativa e inclusão social da Unicamp. IN: PEIXOTO, MCL, p. 67-91, 2008. Disponível em: http://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2017/02/artigo1.pdf. Acesso em: 29 de março de 2023

ZARPELON, Shirley Flores; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Indígenas cotistas ingressantes na UEMS em 2004: levantamento e análise das causas de evasão, face às ações de permanência desenvolvida pela instituição. Anais do Seminário rede de Saberes. Disponível em http://www. rededesaberes. org/3seminario/anais/gts. htm. Publicado em, 2009.Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1408/pdf_65. Acesso em: 29 de março de 2023

Publicado

2023-10-20

Número

Sección

Artigos