Um Tabuleiro didático no ensino do Bioma Caatinga: O lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Tabuleiro no ensino do Bioma Caatinga
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10996Abstract
O bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e
apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local.
Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa
por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos
naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de
estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma
nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a
utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do
6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no
município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa,
exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo
agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula;
3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve o acompanhamento e observação
da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as
características, biodiversidade e conservação do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das
atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais
participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim
que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é
possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode
abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo
tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o diálogo e a valorização do bioma que estão
inseridos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.