Um Tabuleiro didático no ensino do Bioma Caatinga: O lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem

Tabuleiro no ensino do Bioma Caatinga

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10996

Resumen

O bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e
apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local.
Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa
por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos
naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de
estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma
nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a
utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do
6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no
município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa,
exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo
agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula;
3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve o acompanhamento e observação
da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as
características, biodiversidade e conservação do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das
atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais
participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim
que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é
possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode
abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo
tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o diálogo e a valorização do bioma que estão
inseridos.

Biografía del autor/a

Ivan Jeferson Sampaio Diogo , Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutor em Biologia Vegetal, Docente Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Grupo de Pesquisa em Tecnologias
Sustentáveis e Educação no Semiárido.

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Experiências