Políticas Públicas de Gestão Escolar e Liderança Educacional: um estudo de caso do modelo de Sobral no Ceará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i1.11198

Abstract

This article aims to analyze public policies that deal with school management and educational leaders in the municipality of Sobral. The study is an exploratory bibliographical research, descriptive research and a qualitative case study. This work is justified as school managers are also responsible for the educational performance of students, hence the relevance of this topic. As a result, there was a restructuring of Sobral's public educational policies, as well as the strengthening of school management, in which educational leaders are derived from a selection process with an emphasis on technical skills and without political-partisan interference. It was observed that public policies have administrative and pedagogical autonomy as their guiding principle, and there are support and supervision teams to individually monitor school directors. There was also the possibility of in-service training for school managers, the participation of students' families in the teaching and learning processes, and the existence of financial incentives for schools that stood out in educational results.

Author Biographies

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho (UECE). Apresenta também Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Graduado em Pedagogia (UECE). É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) do Instituto Universidade Virtual da UFC. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo em Educação da UFC.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática e Mestre em Ciências da Computação, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física também pela UFC. É servidor público federal no cargo de Professor efetivo Adjunto III da UFC, bem como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É também consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário de Educação do Município de Sobral-Ce, e professor/orientador em nível de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

Raquel Almeida Ferreira Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Jornalista. Atuou  como Formadora e Assessora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará- SEDUC.  Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Caucaia. Técnica da Secretaria de Educação na Prefeitura de Caucaia. Supervisora de Comunicação- SME Caucaia. Graduanda do Curso de Direito na Faculdade Terra Nordeste (FATENE).Membro do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE-SME/Caucaia). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Educação Infantil, Gestão Educacional e Escolar atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática, educação infantil, tecnologias na educação e informática na educação.

Published

2024-06-14

Issue

Section

Articles