Políticas Públicas de Gestão Escolar e Liderança Educacional: um estudo de caso do modelo de Sobral no Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i1.11198

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas que tratam sobre gestão escolar e lideranças educacionais do município de Sobral. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, pesquisa descritiva e um estudo de caso com caráter qualitativo. Este trabalho justifica-se na medida em que os gestores escolares também são responsáveis pelo desempenho educacional dos alunos, por isso a relevância dessa temática. Como resultados, constatou-se uma reestruturação das políticas públicas educacionais de Sobral, bem como o fortalecimento da gestão escolar, a qual as lideranças educacionais são derivadas de processo seletivo com ênfase nas competências técnicas e sem interferência político-partidária. Observou-se que as políticas públicas têm como princípio norteador a autonomia administrativa e pedagógica, e existem equipes de apoio e supervisão para acompanhar individualmente os diretores das escolas. Verificou-se, também, a possibilidade de formação em serviço para os gestores escolares, a participação da família dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem, e constatou-se a existência de incentivo financeiro para as escolas que se destacaram nos resultados educacionais.

Biografía del autor/a

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho (UECE). Apresenta também Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Graduado em Pedagogia (UECE). É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) do Instituto Universidade Virtual da UFC. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo em Educação da UFC.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática e Mestre em Ciências da Computação, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física também pela UFC. É servidor público federal no cargo de Professor efetivo Adjunto III da UFC, bem como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É também consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário de Educação do Município de Sobral-Ce, e professor/orientador em nível de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

Raquel Almeida Ferreira Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Jornalista. Atuou  como Formadora e Assessora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará- SEDUC.  Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Caucaia. Técnica da Secretaria de Educação na Prefeitura de Caucaia. Supervisora de Comunicação- SME Caucaia. Graduanda do Curso de Direito na Faculdade Terra Nordeste (FATENE).Membro do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE-SME/Caucaia). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Educação Infantil, Gestão Educacional e Escolar atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática, educação infantil, tecnologias na educação e informática na educação.

Publicado

2024-06-14

Número

Sección

Artigos