A política pública de formação profissional em Viçosa/MG-Brasil, na perspectiva de seus sujeitos.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11291Abstract
O interesse pelas questões da juventude vem assumindo no Brasil crescente relevância. Diante disso, objetivou-se refletir acerca da agenda governamental relacionada às juventudes em Viçosa-MG e contextualizar o sentido das experiências de aprendizagem profissional, pelos sujeitos da aprendizagem (egressos), considerando o Programa Jovem de Futuro, do mesmo município. No desenvolvimento da pesquisa privilegiou-se a abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas. Dentre os resultados da investigação, evidenciou-se que a política municipal de assistência juvenil se constituiu como espaço concebido com o objetivo de propiciar aos jovens viçosenses possibilidades de formação multidisciplinar. No que se refere ao arcabouço utilizado pelo programa, o mesmo contribui para que os jovens interpelados estabelecessem novos circuitos de participação e atuação, ampliando as esferas de sociabilidade desses sujeitos. Ao mesmo tempo, foram observadas mudanças, por parte do programa, que influenciaram nas escolhas profissionais desses jovens. Conclui-se que os projetos podem ter condições reais de modificar a vida de seu público-alvo e das comunidades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.