A política pública de formação profissional em Viçosa/MG-Brasil, na perspectiva de seus sujeitos.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11291Resumen
O interesse pelas questões da juventude vem assumindo no Brasil crescente relevância. Diante disso, objetivou-se refletir acerca da agenda governamental relacionada às juventudes em Viçosa-MG e contextualizar o sentido das experiências de aprendizagem profissional, pelos sujeitos da aprendizagem (egressos), considerando o Programa Jovem de Futuro, do mesmo município. No desenvolvimento da pesquisa privilegiou-se a abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas. Dentre os resultados da investigação, evidenciou-se que a política municipal de assistência juvenil se constituiu como espaço concebido com o objetivo de propiciar aos jovens viçosenses possibilidades de formação multidisciplinar. No que se refere ao arcabouço utilizado pelo programa, o mesmo contribui para que os jovens interpelados estabelecessem novos circuitos de participação e atuação, ampliando as esferas de sociabilidade desses sujeitos. Ao mesmo tempo, foram observadas mudanças, por parte do programa, que influenciaram nas escolhas profissionais desses jovens. Conclui-se que os projetos podem ter condições reais de modificar a vida de seu público-alvo e das comunidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.