Contextualized teaching of the Pampa biome in the Early Years: challenges and opportunities in teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11348

Abstract

This research aimed to investigate how Early Years teachers perceive the Pampa biome and how they approach this topic. Methodologically, this is a qualitative and exploratory research, in which 18 Early Years teachers from three municipal schools in a city in Rio Grande do Sul participated. Data collection was carried out using a semi-structured questionnaire with 9 descriptive questions that addressed themes related to Brazilian biomes, the Pampa biome, fauna and flora. Data reading followed the content analysis technique, which constituted five thematic axes, namely: everyday elements as a possibility for contextualized teaching; teaching Brazilian biomes: a look at the Pampa biome; Addressing specific elements of the themes investigated; the use of teaching resources to teach the themes; reasons identified for not working on the themes. According to teachers, students have a limited understanding of biomes. However, they demonstrated knowledge about Pampa, although this topic was not covered in the school curriculum. The teaching focused on conservation and environmental awareness stands out. Therefore, it is concluded that little or no approach to the themes may be related to the initial training of teachers, where they are not sensitized to Science Teaching, and when in the classroom, they do not realize the need to carry out this approach. Thus, it is believed that contextualization can contribute to the integration of everyday life with scientific content, making classes more attractive, arousing students' interest and curiosity.

Author Biographies

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica ( IFFar- SVS).

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Published

2024-09-06

Issue

Section

Articles