Ensino contextualizado do bioma Pampa nos Anos Iniciais: desafios e oportunidades na formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11348

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como os professores dos Anos Iniciais percebem o bioma Pampa e de que forma abordam essa temática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde participaram 18 professores dos Anos Iniciais de três escolas municipais de uma cidade do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado com 9 questões descritivas que abordavam temas relacionados aos biomas brasileiros, ao bioma Pampa, fauna e flora. A leitura dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, que constituíram cinco eixos temáticos, sendo: elementos do cotidiano como possibilidade para o ensino contextualizado; o ensino dos biomas brasileiros: um olhar para o bioma Pampa; Abordagem de elementos pontuais das temáticas investigadas; o uso de recursos didáticos para o ensino das temáticas; razões identificadas para não trabalhar as temáticas. De acordo com os professores, os estudantes possuem um entendimento limitado dos biomas. Entretanto, demonstraram conhecimento sobre o Pampa, embora esse tema não tenha sido abordado no currículo escolar. Destaca-se o ensino voltado para a conservação e conscientização ambiental. Dessa maneira, conclui-se que a pouca ou nenhuma abordagem das temáticas pode estar relacionada com a formação inicial dos professores, onde não são sensibilizados para o Ensino de Ciências, e quando em sala de aula, não percebem a necessidade de realizar essa abordagem. Assim, acredita-se que a contextualização pode contribuir para a integração do cotidiano com o conteúdo científico, tornando as aulas mais atrativas, despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes.

Biografía del autor/a

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica ( IFFar- SVS).

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Publicado

2024-09-06

Número

Sección

Artigos