Neuroeducação e aprendizagem: o impacto das estratégias baseadas no cérebro no desempenho escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11971

Abstract

Este artigo explora o impacto das estratégias de ensino baseadas no cérebro, fundamentadas na neuroeducação, no desempenho escolar dos alunos. Através de uma revisão abrangente da literatura, o estudo identifica melhorias significativas em áreas cruciais como atenção, memória, motivação e engajamento dos estudantes, além de uma redução perceptível no estresse e ansiedade em sala de aula. O artigo também destaca o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e resiliência, evidenciando que a integração de princípios neurocientíficos na educação pode criar ambientes de aprendizagem mais eficientes e inclusivos, que atendem às necessidades individuais dos alunos. As limitações do estudo são discutidas, juntamente com sugestões para futuras pesquisas, incluindo a necessidade de estudos longitudinais e a aplicação dessas estratégias em contextos educacionais variados.

Author Biography

Daniel Nicolau Brandão, Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Bacharelado em Matematica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), graduação em Licenciatura em Física - ETEP Faculdades (2023), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e doutorado em Ciencia de la Educación - Universidad Autónoma de Asunción (2022). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas e professor formador i da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroeducação e resolução de problemas.

Published

2025-04-23

Issue

Section

Articles