Neuroeducação e aprendizagem: o impacto das estratégias baseadas no cérebro no desempenho escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11971

Resumen

Este artigo explora o impacto das estratégias de ensino baseadas no cérebro, fundamentadas na neuroeducação, no desempenho escolar dos alunos. Através de uma revisão abrangente da literatura, o estudo identifica melhorias significativas em áreas cruciais como atenção, memória, motivação e engajamento dos estudantes, além de uma redução perceptível no estresse e ansiedade em sala de aula. O artigo também destaca o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e resiliência, evidenciando que a integração de princípios neurocientíficos na educação pode criar ambientes de aprendizagem mais eficientes e inclusivos, que atendem às necessidades individuais dos alunos. As limitações do estudo são discutidas, juntamente com sugestões para futuras pesquisas, incluindo a necessidade de estudos longitudinais e a aplicação dessas estratégias em contextos educacionais variados.

Biografía del autor/a

Daniel Nicolau Brandão, Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Bacharelado em Matematica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), graduação em Licenciatura em Física - ETEP Faculdades (2023), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e doutorado em Ciencia de la Educación - Universidad Autónoma de Asunción (2022). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas e professor formador i da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroeducação e resolução de problemas.

Publicado

2025-04-23

Número

Sección

Artigos