Reflexões sobre as relações espaçotempo: a sala dos professores.
DOI:
https://doi.org/10.18316/146Keywords:
espaço, tempo, sala, professoresAbstract
O foco do presente texto consiste em descrever as relações espaço-tempo na sala dos professores, em uma instituição escolar estadual, cujo objetivo é analisar esses elementos, destacando alguns aspectos econômicos e políticos que permeiam o cotidiano escolar. Também enfatiza a importância da constituição de um sujeito social, capaz de história própria, individual e coletiva. As dinâmicas dos acontecimentos escolares demonstram-se por meio das vozes que circulam na sala dos professores, lugar central do estudo, permitindo pensar sobre o contexto e a necessidade de pensamentos reflexivos como possibilidade de transformação.
Palavras-Chave: espaço; tempo; sala dos professores.
Resumen: El foco del presente texto consiste en describir las relaciones de espacio-tiempo en la sala de los profesores, en una institución educativa estatal, cuyo objetivo es analizar esos elementos, destacando algunos aspectos económicos y políticos que se injieren en el cotidiano escolar. También enfatiza la importancia de la constitución de un sujeto social, capaz de historia propia, individual y colectiva. La dinámica de los acontecimientos escolares se demuestran por medio de las voces que circulan en la sala de los profesores, lugar central de estudio, lo que permite pensar el contexto y la necesidad de pensamientos reflexivos como posibilidad de transformación.
Palabras Clave: espacio; tiempo; sala de profesores.Downloads
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.