Reflexões sobre as relações espaçotempo: a sala dos professores.
DOI:
https://doi.org/10.18316/146Palabras clave:
espaço, tempo, sala, professoresResumen
O foco do presente texto consiste em descrever as relações espaço-tempo na sala dos professores, em uma instituição escolar estadual, cujo objetivo é analisar esses elementos, destacando alguns aspectos econômicos e políticos que permeiam o cotidiano escolar. Também enfatiza a importância da constituição de um sujeito social, capaz de história própria, individual e coletiva. As dinâmicas dos acontecimentos escolares demonstram-se por meio das vozes que circulam na sala dos professores, lugar central do estudo, permitindo pensar sobre o contexto e a necessidade de pensamentos reflexivos como possibilidade de transformação.
Palavras-Chave: espaço; tempo; sala dos professores.
Resumen: El foco del presente texto consiste en describir las relaciones de espacio-tiempo en la sala de los profesores, en una institución educativa estatal, cuyo objetivo es analizar esos elementos, destacando algunos aspectos económicos y políticos que se injieren en el cotidiano escolar. También enfatiza la importancia de la constitución de un sujeto social, capaz de historia propia, individual y colectiva. La dinámica de los acontecimientos escolares se demuestran por medio de las voces que circulan en la sala de los profesores, lugar central de estudio, lo que permite pensar el contexto y la necesidad de pensamientos reflexivos como posibilidad de transformación.
Palabras Clave: espacio; tiempo; sala de profesores.Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.