Reflexões sobre as relações espaçotempo: a sala dos professores.

Autores/as

  • Marcele Teixeira Homrich

DOI:

https://doi.org/10.18316/146

Palabras clave:

espaço, tempo, sala, professores

Resumen

O foco do presente texto consiste em descrever as relações espaço-tempo na sala dos professores, em uma instituição escolar estadual, cujo objetivo é analisar esses elementos, destacando alguns aspectos econômicos e políticos que permeiam o cotidiano escolar. Também enfatiza a importância da constituição de um sujeito social,  capaz de história própria, individual e coletiva. As dinâmicas dos acontecimentos escolares demonstram-se por meio das vozes que circulam na sala dos professores, lugar central do estudo, permitindo pensar sobre o contexto e a necessidade de pensamentos reflexivos como possibilidade de transformação.

Palavras-Chave: espaço; tempo; sala dos professores.

Resumen: El foco del presente texto consiste en describir las relaciones de espacio-tiempo en la sala de los profesores, en una institución educativa estatal, cuyo objetivo es analizar esos elementos, destacando algunos aspectos económicos y políticos que se injieren en el cotidiano escolar. También enfatiza la importancia de la constitución de un sujeto social, capaz de historia propia, individual y colectiva. La dinámica de los acontecimientos escolares se demuestran por medio de las voces que circulan en la sala de los profesores, lugar central de estudio, lo que permite pensar el contexto y la necesidad de pensamientos reflexivos como posibilidad de transformación.

Palabras Clave: espacio; tiempo; sala de profesores.

Número

Sección

Em foco