Elaboração de questionário para analisar a convivência intercultural e a participação da juventude
DOI:
https://doi.org/10.18316/1892Keywords:
Convivência intercultural, Participação, JuventudeAbstract
A participação enquanto elemento fundamental para melhorar a convivência está vinculada às “novas formas de fazer” que emergem e se constroem na vida cotidiana desde o âmbito do “local”. No entanto, qual é a visão dos jovens sobre a convivência e a participação? Nesse artigo, nos centramos nesse aspecto e apresentamos o processo de elaboração e validação do questionário Convivência e participação da juventude. Esse processo inclui a elaboração da primeira versão do questionário, a validação de juízes e a aplicação do questionário piloto e, por último, a versão definitiva e sua aplicação. A análise do instrumento foi realizada a partir de uma amostra de 1306 alunos e alunas de 3º e 4º ano de Educação Secundária dos 10 Institutos de Secundária do município de Sant Boi de Llobregat (Barcelona, Espanha). A investigação realizada aponta um instrumento validado para medir a convivência e a participação da juventude, proporcionando uma contribuição para futuras investigações que visem aprofundar-se nessas dimensões em outros contextos socioeducativos.Downloads
Published
2014-12-22
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.