Elaboração de questionário para analisar a convivência intercultural e a participação da juventude

Autores/as

  • Berta Palou Universitat de Barcelona
  • Maria Angeles Marin Gracia

DOI:

https://doi.org/10.18316/1892

Palabras clave:

Convivência intercultural, Participação, Juventude

Resumen

A participação enquanto elemento fundamental para melhorar a convivência está vinculada às “novas formas de fazer” que emergem e se constroem na vida cotidiana desde o âmbito do “local”. No entanto, qual é a visão dos jovens sobre a convivência e a participação? Nesse artigo, nos centramos nesse aspecto e apresentamos o processo de elaboração e validação do questionário Convivência e participação da juventude. Esse processo inclui a elaboração da primeira versão do questionário, a validação de juízes e a aplicação do questionário piloto e, por último, a versão definitiva e sua aplicação. A análise do instrumento foi realizada a partir de uma amostra de 1306 alunos e alunas de 3º e 4º ano de Educação Secundária dos 10 Institutos de Secundária do município de Sant Boi de Llobregat (Barcelona, Espanha). A investigação realizada aponta um instrumento validado para medir a convivência e a participação da juventude, proporcionando uma contribuição para futuras investigações que visem aprofundar-se nessas dimensões em outros contextos socioeducativos.

Biografía del autor/a

Berta Palou, Universitat de Barcelona

Doutora em Educação

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Publicado

2014-12-22

Número

Sección

Artigos