Elaboração de questionário para analisar a convivência intercultural e a participação da juventude
DOI:
https://doi.org/10.18316/1892Palabras clave:
Convivência intercultural, Participação, JuventudeResumen
A participação enquanto elemento fundamental para melhorar a convivência está vinculada às “novas formas de fazer” que emergem e se constroem na vida cotidiana desde o âmbito do “local”. No entanto, qual é a visão dos jovens sobre a convivência e a participação? Nesse artigo, nos centramos nesse aspecto e apresentamos o processo de elaboração e validação do questionário Convivência e participação da juventude. Esse processo inclui a elaboração da primeira versão do questionário, a validação de juízes e a aplicação do questionário piloto e, por último, a versão definitiva e sua aplicação. A análise do instrumento foi realizada a partir de uma amostra de 1306 alunos e alunas de 3º e 4º ano de Educação Secundária dos 10 Institutos de Secundária do município de Sant Boi de Llobregat (Barcelona, Espanha). A investigação realizada aponta um instrumento validado para medir a convivência e a participação da juventude, proporcionando uma contribuição para futuras investigações que visem aprofundar-se nessas dimensões em outros contextos socioeducativos.Descargas
Publicado
2014-12-22
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.