Reflections on the Impasses of Diagnosis of Childhood Psychosis in Clinical and School

Authors

  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale
  • Magda Medianeira Mello Faculdades da Serra gaúcha
  • Thomas Josué Silva Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.18

Keywords:

Diagnosis Child, School, Study Psychoanalytic Case.

Abstract

This article proposes a reflection on the importance of caring to be announced psychological diagnosis of a child's parents and the school. Methodologically, we present a case study, structured from the psychoanalytic research assumptions. We conclude that a diagnosis can become a stigma, instead of providing a required intervention for the child's development. Pedagogical actions made by the teacher and work with a psychologist, as well as the correct diagnostic approach, were central to the child's development.

Author Biographies

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale

Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando mestrado e doutorado, é também é professora adjunta no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, onde atua no Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano e no Programa de Pós-Graduação de Educação, orientando teses e dissertações. Como pesquisadora é vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da FEEVALE e ao Grupo Práticas de Pesquisa e indicadores de qualidade na educação, do UNILASALLE. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Gravidez na adolescência, Formação de professores, Politicas Publicas e Direitos Humanos

Magda Medianeira Mello, Faculdades da Serra gaúcha

Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (2004), no programa Fundamentos y desarollos psicoanalíticos, com obtenção de láurea e titulação reconhecida como equivalente ao título de Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005). Possui especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1990) e graduação em Psicologia (1987).Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando nos seguintes temas: Psicanálise; Literatura e Psicanálise; infância; adolescência, psicopatologia psicanalítica. Pesquisadora em Literatura e Psicanálise, com ênfase na interlocução entre Machado de Assis e os conceitos freudianos e Psicopatologia. Atualmente é professora do Curso de Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

Thomas Josué Silva, Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA

Possui Licenciatura em Filosofia com Estudos Complementares em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Antropologia - Universidad de Barcelona (2004). Faz parte do GT de Políticas Públicas em Saúde/Saúde Mental da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do GT da Abrasco de Saúde Mental. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Antropologia e Saúde, Artes Visuais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Sociedade, Educação e Diversidade, Antropologia Visual e Arte, Ciências Humanas e Saúde Coletiva, estudos etnográficos em Educação, Saúde Coletiva e Ciências Sociais. Saúde Mental e Sociedade.

Published

2015-12-22

Issue

Section

In Focus