Reflexões sobre os impasses do diagnóstico psicológico de uma criança na clínica e na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.18Palabras clave:
Diagnóstico infantil, Escola, Estudo de Caso Psicanalítico.Resumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do cuidado ao anunciar o diagnóstico psicológico de uma criança aos pais e à escola. Metodologicamente, apresentamos um estudo do caso, estruturado a partir dos pressupostos da pesquisa psicanalítica. Concluímos que um diagnóstico poderá se tornar um estigma, ao invés de possibilitar uma intervenção necessária para a evolução da criança. As ações pedagógicas feitas pela professora e o trabalho desenvolvido com a psicóloga, bem como a correta abordagem diagnóstica, foram fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.