A educação como formação integral. Um enfoque humanizador
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.28Palavras-chave:
Educação Básica no México, Competências na Educação.Resumo
Tanto no fenômeno social da educação tem impactado poderosamente no desenvolvimento da humanidade, porém nem sempre este impacto foi de benefício para a população. Atualmente os sistemas de educação na América Latina foram submetidos a um processo de reformas que têm ocasionalmente respondido às necessidades da sociedade. Neste sentido, o conteúdo do presente ensaio aborda as alterações propostas no sistema educacional do México para a Educação Básica analisando as mudanças propostas na reforma do ensino de 2004, 2009 e 2011. Também realiza um contraste entre a proposta oficial e a abordagens inovadoras de Sergio Tobón Tobón e Magalis Ruíz Iglesias a partir da perspectiva de uma educação baseada em competências para uma formação integral. O trabalho é parte de um contexto sócio-político e na demanda da sociedade, de professores por uma formação educacional abrangendo também algum aspecto processual e cognitivo bem como os relacionados com a formação profissional e ética.
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