A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PIBID DE GEOGRAFIA E O EDITAL 66/2013: Uma análise do maior programa de Formação de Professores brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4391Keywords:
GEOGRAFIA, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Abstract
O presente artigo é parte da pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A ideia central do projeto de tese é analisar a política pública de formação de professores de Geografia no território brasileiro, especificamente enfocando o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia. Para este recorte de estudo, apresentamos uma pesquisa documental, com a investigação desenvolvida nos principais repositórios nacionais, a partir de palavras-chaves ‘PIBID e PIBID de Geografia’ para levantamento da produção acadêmica sobre o tema. Como resultados verificou-se que dois fatores demonstram a pouca produção sobre o PIBID de Geografia no país: primeiro, o pouco tempo de efetivação da política pública para produção de resultados em pesquisas; e segundo, a contração do campo na pesquisa em Ensino de Geografia nos programas de Pós-graduação de Geografia nas universidades brasileiras.
Palavras-chave: GEOGRAFIA; PIBID; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
References
BRASIL. Relatório de Gestão PIBID. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, Brasília: CAPES, 2013.
BRASIL. Edital do PIBID nº 66, Brasília – DF, 2014.
BRASIL. Projeto PIBID CAPES, Brasília - DF, 2010.
CARVALHO, Luline Silva. PIBID de Geografia na Universidade Federal de Goiás: Proposta e Experiências Formativas Jataí (GO). 159f. 2016. Dissertação de mestrado. UFG: Jataí – GO. 2016.
CELLOS, M. A. Licenciandos em Geografia e o uso das TIC no Programa de iniciação à Docência-PIBID/UFMT. 112f. 2014. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT. Cuiabá. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Formar Professores Pesquisadores numa Escola de Bacharéis: a Cultura do PIBID de Geografia da UNICAMP. 152f. 2016. Dissertação de mestrado. UNICAMP: Campinas- SP. 2016.
FURNALETTO, Flávio Rodrigo. O tornar-se professor: Um estudo sobre a mudança de sentido pessoal no processo de formação inicial. In: SANTOS, Adriana Regina de Jesus dos Santos (organizadores) [et al.]. Experiências e reflexões na formação de professores. Londrina: UEL, 2012.
GIROTTO, E. D. Entre a Escola e a Universidade: O Produtivismo-Aplicacionismo na Formação de Professores em Geografia. 237f. 2013. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo - USP. 2013.
LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
PESCE, Marly Krüger de. ANDRÈ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 39-50, jul./dez. 2012.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Rumos e Rumores da Pós-graduação e da Pesquisa em Geografia no Brasil. REVISTA da ANPEGE, v. 3, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WOITOWICZ, Eliete. A formação inicial de professores de geografia no PIBID/UNIOESTE - Campus de Marechal Candido Rondon - PR (2011-2015). 146f. 2016. Dissertação de mestrado. UNIOESTE, Marechal Candido Rondon. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.