FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4496Keywords:
Educação Ambiental. Licenciatura. Pedagogia Histórico-crítica. Currículo.Abstract
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Licenciatura em Pedagogia não impõem necessariamente a inclusão de uma disciplina específica para a Educação Ambiental, mas apontam que os cursos devem formar seus alunos para a consciência da diversidade de natureza ambiental-ecológica. Assim, objetivamos através de uma revisão bibliográfica, dialogar sobre a Educação Ambiental na formação inicial em Pedagogia, com base na Pedagogia Histórico-crítica, ressaltando a importância do processo de escolha do conteúdo existente no currículo para uma possível prática mais humanizada no exercício do magistério. Sobre o crivo dessa teoria, a formação de professores em Educação Ambiental tem alicerce no referencial teórico da dialética marxista, como forma de entendimento da realidade objetiva, o que proporciona compreender a totalidade que envolve a relação homem-natureza. O pensamento marxista visa contribuir para a emancipação humana, o que deve ocorrer sem negar os conteúdos da própria realidade do aluno; e dentre os conteúdos indispensáveis a esse intento, encontra-se o de enfoque ambiental. A Educação Ambiental crítica e emancipatória idealiza a formação de um sujeito ecológico, capaz de encarar os problemas socioambientais, resultados de uma crise ambiental insustentável. Nesse sentido, o presente artigo busca contribuir para a reflexão de que é imprescindível que ocorra a inclusão da temática socioambiental na formação de professores no Brasil, para que haja discussão desse assunto em seus aspectos históricos, políticos, ideológicos, sociais e econômicos, almejando que os professores ali formados sejam capacitados para dialogar sobre o assunto no ambiente escolar.
References
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARAÚJO, M. L.; OLIVEIRA, M. M. de O. Formação de professores de biologia e educação ambiental: contribuições, deficiências e estratégias. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, v. 20, janeiro – junho, 2008, p. 256-273.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1996.
BOCK A. M.; GONÇALVES, M. G. G. e FURTADO, O. Psicologia sócio-histórica – uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. MEC. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
______ . Coletânea de Legislação de Direito Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002a.
______ . Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes
Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 18 de janeiro de 2002b.
______ . Lei 9.795, de 27.04.1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui
a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm Acesso em: Fev. 2017.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. A invenção do sujeito ecológico: identidade e
subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 01, de 15.05.2006.
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em
Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso: Fev. 2017.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2000.
DUARTE, Newton. Luta de classes, educação e revolução. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Londrina, v. 3, n. 1, p. 128-138, fev. 2011.
FERREIRA, C. F. B. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de educação ambiental [Dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2010. 105 p.
FREITAS, Luis Carlos de. Neotecnicismo e Formação do Educador. In.: ALVES, N. (org.). Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Petrópolis, 2000.
GASPARIN, João Luiz; PETENUCCI, Maria Cristina. PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: DA TEORIA À PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Artigo, Paraná: 2007. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf
GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOUVÊA, G. R. R. Rumos da formação de professores para a educação ambiental. Educar em Revista, Curitiba, n.27, jan./jun. 2006.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
GUIMARÃES, S. S. M. O saber ambiental na formação dos professores de Biologia. (Dissertação Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Araraquara – SP. 2009.
KONDER, L. O que é dialética. São Paulo, Brasiliense, 2003.
KUENZER, Acacia Z. Currículo, trabalho e profissionalização docente. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
LAWTON, Denis. Class, culture and the curriculum. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1975.
LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação e Realidade. Setembro a Dezembro de 2009.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus, 2013.
_____. Formação de professores e nova qualidade educacional: apontamentos para um balanço crítico. Educativa, Universidade Católica de Goiânia: Goiás, v.3, p.43-70, jan/dez, 2000.
LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: IBPEX, 2011.
LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação, v. 3, n.1, p. 29-55, 2004.
LOUREIRO, C. F. B, In: GUIMARÃES, M. Caminhos da educação ambiental: da
forma à ação. Campinas, Papirus. 2006.
LOUREIRO, C.F.B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, 8: 37-54, 2003.
MAIA, J. S. da S. Educação Ambiental Crítica e formação de professores: construção coletiva de uma proposta na escola pública. Tese (doutorado) – UNESP. Bauru, 2011.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias v. 11 • n. 22 • xxx-yyy • maio/agosto 2010.
MARX, K. La sagrada família. Madrid: Akal,1981.
MOREIRA, Antônio Flávio. A importância do conhecimento escolar em propostas curriculares alternativas. Educação em Revista. 2007, n.45, p. 265?290.
______ . Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1995.
______ . Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
PARASKEVA, João M. Michael W. Apple e os estudos curriculares críticos. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, p.106?120, Jan/Jun 2002.
PEDRA, José Alberto. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.58, abr./jun. 1993.
ROSALEM, B. M.; BAROLLI, E. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP. Revista Brasileira de Educação Ambiental. FURG, v. 5, n. 1, p. 26-36, 2010.
SANCHEZ VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 454p.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.
______. Escola e Democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia. vol. 11, n.21/22, pp.127-140, jan/jun e jul/dez, 1997
______. Escola e Democracia. 30ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA et al. A educação ambiental na formação do pedagogo: uma experiência
integrada na UNISUL – Tubarão (SC). UNIrevista, v. 1, n. 2, abril. 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu. O Currículo como Fetiche: a poética e a política. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
______ . Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto Silva. A dialética materialista e a prática social. Movimento. Porto Alegre, v.12, n. 02, p. 121-142, maio/agosto de 2006.
VASCONCELOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.
VERONA, M. F.; LORENCINI JÚNIOR, A. Concepções de educação ambiental e a formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: configuração do campo de pesquisa em educação ambiental, n.5, 2009, p.181-195.
VIVEIRO, A. A.; CAMPOS, L. M. L. Formação de professores de ciências e a temática ambiental: um olhar sobre o curso de licenciatura. Encontro de Pesquisa em Educação
Ambiental: configuração do campo de pesquisa em educação ambiental, n.5, 2009, p.1134- 1147.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.