FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO

Autores/as

  • LEANDRO DOS SANTOS MESTRE EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)
  • EDITE MARIA SUDBRACK URI/Câmpus de Frederico Westphalen
  • Carlos Erick Brito de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4496

Palabras clave:

Educação Ambiental. Licenciatura. Pedagogia Histórico-crítica. Currículo.

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Licenciatura em Pedagogia não impõem necessariamente a inclusão de uma disciplina específica para a Educação Ambiental, mas apontam que os cursos devem formar seus alunos para a consciência da diversidade de natureza ambiental-ecológica. Assim, objetivamos através de uma revisão bibliográfica, dialogar sobre a Educação Ambiental na formação inicial em Pedagogia, com base na Pedagogia Histórico-crítica, ressaltando a importância do processo de escolha do conteúdo existente no currículo para uma possível prática mais humanizada no exercício do magistério. Sobre o crivo dessa teoria, a formação de professores em Educação Ambiental tem alicerce no referencial teórico da dialética marxista, como forma de entendimento da realidade objetiva, o que proporciona compreender a totalidade que envolve a relação homem-natureza. O pensamento marxista visa contribuir para a emancipação humana, o que deve ocorrer sem negar os conteúdos da própria realidade do aluno; e dentre os conteúdos indispensáveis a esse intento, encontra-se o de enfoque ambiental. A Educação Ambiental crítica e emancipatória idealiza a formação de um sujeito ecológico, capaz de encarar os problemas socioambientais, resultados de uma crise ambiental insustentável. Nesse sentido, o presente artigo busca contribuir para a reflexão de que é imprescindível que ocorra a inclusão da temática socioambiental na formação de professores no Brasil, para que haja discussão desse assunto em seus aspectos históricos, políticos, ideológicos, sociais e econômicos, almejando que os professores ali formados sejam capacitados para dialogar sobre o assunto no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

LEANDRO DOS SANTOS, MESTRE EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

MESTRE EM EDUCAÇÃO.

PÓS LATO SENSU EM SUPERVISÃO, GESTÃO E ORIENTAÇAO ESCOLAR, COM ENFASE EM PSICOLOGIA ESCOLAR.

POS LATO SENSU EM ZOOLOGIA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO.

GRADUADO EM BIOLOGIA LICENCIATURA.

PROFESSOR DA REDE PUBLICA DE EDUCAÇAO DO ESTADO DE RONDONIA POR 06 (SEIS) ANOS (2010-2016) NAS DISCIPLINAS DE CIENCIAS E BIOLOGIA. 

EDITE MARIA SUDBRACK, URI/Câmpus de Frederico Westphalen

Subcoordenadora do PPGEDU

Doutorado em Educação (2002) - UFRGS

Pós-Doutorado em Educação (2016) – UFRGS

Professora do PPGEDU da URI/Câmpus de Frederico Westphalen


Latteshttp://lattes.cnpq.br/0913443167757014

 

Líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE

Carlos Erick Brito de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


http://lattes.cnpq.br/6039452387227749

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos