O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5067Keywords:
leitura, professor, literaturaAbstract
Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.References
Azevedo, F. (2013). Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e a Educação Literária. Guimarães: Opera Omnia.
Azevedo, F. e Balça, Â. (2016). Educação literária e formação de leitores. In F. Azevedo e A. Balça (Eds.), Leitura e Educação Literária (pp. 1-13). Lisboa: Pactor.
Cerrillo, P. (2006). Literatura infantil e mediação leitora. In F. Azevedo (Coord.), Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Cerrillo, P. (2007). Literatura infantil y juvenil y educación literaria: hacia una nueva enseñanza de la literatura. Barcelona: Editorial Octaedro.
Custódio, P. (2009). Análise e produção de materiais didáticos de Português no Ensino Básico: alguns princípios orientadores. Exedra, 2,147-160. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/exedra-portugues-completo.pdf
Custódio, P. (2010). O novo programa de Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico: orientações e perspetivas. Exedra, 235-244. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3399039.pdf
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1993). O inquérito, teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
Hill, M- e Hill, A- (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Krejcie, R. e Morgan, D. (1970). Determining Sample Size for Research Activities. Educational and Psychological Measurement, 30(3), 602-610.
Mendoza Fillola, A. (2001). El intertexto lector. El espacio de encuentro de las aportaciones del texto con las del lector. Cuenca: Publicaciones Universidad Castilla-La Mancha.
Mendoza Fillola, A. (2003). Los intertextos: del discurso a la recepción. In A. Mendonza e P. Cerrillo (Coord.), Intertextos: aspectos sobre la recepción del discurso artístico (pp. 17-60). Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha.
Roig-Rechou, B.-A. (2010). Educação literária e cânone literário escolar. Letras de Hoje, 45(3), 75-79. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/8124/5814
Roig-Rechou, B.-A. (2012). Educación literaria. Literatura infantil y juvenil. Una propuesta multicultural. Educação, 35(3), 362-370. www.redalyc.org/html/848/84824567009/
Silva, V. M. A. (2007). Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina.
Tuckman, B. (2000). Investigação em educação. Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.