O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora

Authors

  • Fernando Azevedo Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-7373-705X
  • Maria da Graça Sardinha Universidade da Beira Interior
  • João Machado Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5067

Keywords:

leitura, professor, literatura

Abstract

Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.

Author Biographies

Fernando Azevedo, Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

Fernando AZEVEDO é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), sendo o responsável pela linha de pesquisa “Produções Culturais para as Crianças”. Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Maria da Graça Sardinha, Universidade da Beira Interior

Docente do Departamento de Letras

João Machado, Instituto Politécnico de Castelo Branco


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Published

2019-08-15

Issue

Section

Dossiê