O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5067Palabras clave:
leitura, professor, literaturaResumen
Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.Citas
Azevedo, F. (2013). Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e a Educação Literária. Guimarães: Opera Omnia.
Azevedo, F. e Balça, Â. (2016). Educação literária e formação de leitores. In F. Azevedo e A. Balça (Eds.), Leitura e Educação Literária (pp. 1-13). Lisboa: Pactor.
Cerrillo, P. (2006). Literatura infantil e mediação leitora. In F. Azevedo (Coord.), Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Cerrillo, P. (2007). Literatura infantil y juvenil y educación literaria: hacia una nueva enseñanza de la literatura. Barcelona: Editorial Octaedro.
Custódio, P. (2009). Análise e produção de materiais didáticos de Português no Ensino Básico: alguns princípios orientadores. Exedra, 2,147-160. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/exedra-portugues-completo.pdf
Custódio, P. (2010). O novo programa de Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico: orientações e perspetivas. Exedra, 235-244. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3399039.pdf
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1993). O inquérito, teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
Hill, M- e Hill, A- (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Krejcie, R. e Morgan, D. (1970). Determining Sample Size for Research Activities. Educational and Psychological Measurement, 30(3), 602-610.
Mendoza Fillola, A. (2001). El intertexto lector. El espacio de encuentro de las aportaciones del texto con las del lector. Cuenca: Publicaciones Universidad Castilla-La Mancha.
Mendoza Fillola, A. (2003). Los intertextos: del discurso a la recepción. In A. Mendonza e P. Cerrillo (Coord.), Intertextos: aspectos sobre la recepción del discurso artístico (pp. 17-60). Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha.
Roig-Rechou, B.-A. (2010). Educação literária e cânone literário escolar. Letras de Hoje, 45(3), 75-79. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/8124/5814
Roig-Rechou, B.-A. (2012). Educación literaria. Literatura infantil y juvenil. Una propuesta multicultural. Educação, 35(3), 362-370. www.redalyc.org/html/848/84824567009/
Silva, V. M. A. (2007). Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina.
Tuckman, B. (2000). Investigação em educação. Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.