A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM CAZUZA, DE VIRIATO CORRÊA
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5105Keywords:
Escola, Literatura, Escola Nova, Viriato CorrêaAbstract
Este trabalho busca analisar a representação da escola no romance infantojuvenil Cazuza, de Viriato Corrêa e suas intersecções com o movimento Escola Nova, em franca efervescência na década de 1930. Acompanha-se a trajetória da personagem Cazuza através das três escolas brasileiras: a escola do povoado, a escola da vida e a escola da cidade. O livro, ainda que de natureza ficcional e desenhado com as tintas da imaginação, é um importante documento da história da educação brasileira no final do século XIX e início do século XX e de como a literatura percebia os retrocessos e avanços da escola no Brasil. O trabalho revelou que em Cazuza, de Viriato Corrêa, aparecem sinais de uma concepção diferente de educação, a Escola Nova, que buscava a autonomia do aluno, a criatividade, a liberdade e a experimentação, algo diverso dos rigores escola tradicional. Entretanto, o livro também apresenta uma visão contraditória, complexa e diversa do Brasil, onde três formas diferentes de educação ainda convivem. A narrativa revela a presente de um discurso patriótico, moralista e nacionalista bastante forte.
References
ARIÈS, Ph. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. 275 p.
AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
BANDEIRA, Lennyse Teixeira; NASCIMENTO, Elizânia Sousa do Nascimento. História e memória da educação maranhense: concepções pedagógicas identificadas na obra literária Cazuza, de Viriato Corrêa. Anais do VIII Fórum Internacional de Pedagogia, 2016,
p. 1-6. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA39_ID4810_30092016132158.pdf> Acessado em: 19 set. 2018.
BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. Lourenço Filho e a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Unesp, 2012.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil: 1882-1982. Brasília: Quíron/INL, 1984.
CORRÊA, V. Cazuza. 33. ed. São Paulo: Nacional, 1985. 188 p.
FERNANDES, José Ricardo Oria. O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar para o ensino de história (1934-1961). 2009. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
FERRO, Maria do Amparo Borges. Cazuza: literatura e memória de escola. Anais do XXV reunião da ANPEd, Caxambu (MG), 2002. Disponível em: < http://25reuniao.anped.org.br/posteres/mariadoamparoborgesferrop02.rtf> Acessado em: 17 set. 2018.
FRITZEN, Celdon; CABRAL, Gladir da Silva; CAROLA, Carlos Renato. O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 97, p. 147-162, 2016.
FRITZEN, Celdon; CABRAL, Gladir da Silva. Rute e Alberto resolveram ser turistas
a leitura literária para crianças no período Vargas. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 57, p. 329-347, abr./jun. 2014.
______. O que ensina também pode divertir, mas nem tudo o que diverte ensina: os debates da Comissão Nacional de Literatura Infantil (1936-1938). Patrimônio e Memória (UNESP), v. 7, p. 127-139, 2011.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: um percurso em busca da expressão artística. GREGORIN FILHO, José Nicolau; PINA, Patricia Kátia
da Costa; MICHELLI, Regina Silva Michelli (orgs.). A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. p. 12-25.
PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. A leitura de formação e cidadania nos anos 1930: Cazuza de Viriato Corrêa. Revista de Estudos de Educação. São Paulo, ano 4, n. 2, p. 41-49, 2002.
______. Literatura Infantil, História e Educação: um estudo da obra Cazuza, de Viriato Corrêa. 2001 – Dissertação de Mestrado pela Unicamp, Campinas (SP).
SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.
VIEGA, Juliana Goretti Aparecida Braga; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. As escolas isoladas nas décadas iniciais do século XX: o estudo de uma instituição. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 2, p. 479-500, jul./dez. 2012.
ZILBERMAN, Regina. Literatura e história da educação: representações do professor na ficção brasileira. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 15, p. 73-87, abr. 2004.
______. Sensibilização para a leitura. Acta Sci. Lang. Cult. Maringá, v. 30, n. 1, p. 1-9, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.