Necessidades formativas: um constructo para a reorganização da formação continuada de equipes escolares
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5270Keywords:
Necessidades formativas, Formação continuada de professores, Equipes escolares.Abstract
A literatura do campo da formação de professores tem indicado, progressivamente, que os processos formativos, sobretudo aqueles direcionados à formação continuada, demonstram estar aquém do que se espera em termos de efetividade, uma vez que não respondem aos reais anseios dos sujeitos em formação. Diante desse cenário, o presente artigo pretende explicitar o potencial dos estudos das necessidades como constructo teórico para uma nova tessitura de formação continuada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza empírica que recorreu à elaboração de entrevista escrita como procedimento de coleta de dados, cujo desígnio foi identificar as principais demandas formativas dos participantes envolvidos – professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores. Os dados suscitados, apreciados pela Análise de Conteúdo, evidenciaram necessidades coletivas e individuais, permeadas por sentimentos de valorização e desvalorização. Ao serem cotejados com o referencial eleito, tais dados expressaram que a detecção e a análise das necessidades formativas conjecturam um plano de ação diferenciado que consiste em aprimorar questões elementares, como as relações entre pares, o protagonismo profissional e a prática da valorização mútua, para que, somente então, sejam atingidas as questões específicas, como as dificuldades relacionadas ao manejo de conteúdos, à gestão e à inclusão.
References
ANDRÉ, M. E. D. A. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade. n. 68, p. 301-309, dez., 1999.
GALINDO, C. J. Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação. 2011. 384 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2011.
GALINDO, C. J. Necessidade de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2007.
GALINDO, C. J.; INFORSATO, E. C. Manifestação de necessidade de formação continuada de professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Revista Dialogia, São Paulo, v.7, n.1, p.63-76, 2008.
GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO/MEC, 2009.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-62.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação de professores: uma mudança necessária. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
MAIA, T. C. S.; HOBOLD, M. S. Estado da arte sobre formação de professores e trabalho docente. Psicologia da Educação. n. 39, p. 3-14, 2014.
PASSALACQUA, F. G. M. Necessidades Formativas: os impasses para a efetividade das ações de formação continuada de professores no espaço escolar. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2017.
PASSALACQUA, F. G. M. Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2013.
RODRIGUES, A; ESTEVES, M. A análise de necessidade na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.
RODRIGUES, A. Análise das práticas e de necessidades de formação. Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2006.
ROMANOWSKI, J. P. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em educação. v. 8, n. 2, p. 479-499, mai./ago., 2013.
ZABALZA, M. A. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa: ASA, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.