Necessidades formativas: um constructo para a reorganização da formação continuada de equipes escolares

Autores/as

  • Flávia Graziela Moreira Passalacqua Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5270

Palabras clave:

Necessidades formativas, Formação continuada de professores, Equipes escolares.

Resumen

A literatura do campo da formação de professores tem indicado, progressivamente, que os processos formativos, sobretudo aqueles direcionados à formação continuada, demonstram estar aquém do que se espera em termos de efetividade, uma vez que não respondem aos reais anseios dos sujeitos em formação. Diante desse cenário, o presente artigo pretende explicitar o potencial dos estudos das necessidades como constructo teórico para uma nova tessitura de formação continuada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza empírica que recorreu à elaboração de entrevista escrita como procedimento de coleta de dados, cujo desígnio foi identificar as principais demandas formativas dos participantes envolvidos – professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores. Os dados suscitados, apreciados pela Análise de Conteúdo, evidenciaram necessidades coletivas e individuais, permeadas por sentimentos de valorização e desvalorização. Ao serem cotejados com o referencial eleito, tais dados expressaram que a detecção e a análise das necessidades formativas conjecturam um plano de ação diferenciado que consiste em aprimorar questões elementares, como as relações entre pares, o protagonismo profissional e a prática da valorização mútua, para que, somente então, sejam atingidas as questões específicas, como as dificuldades relacionadas ao manejo de conteúdos, à gestão e à inclusão.

Biografía del autor/a

Flávia Graziela Moreira Passalacqua, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutoranda na área da Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Educação Escolar pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC). E-mail: flaviagraziela@hotmail.com

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) e do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA). Bolsista CNPq. E-mail: nathytamaio@hotmail.com

Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC). Bolsista CAPES. E-mail: rayanaalonghin@gmail.com

Edson do Carmo Inforsato, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, e líder do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC). E-mail: tamoyo@fclar.unesp.br

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos