A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”

Authors

  • Alberto Dias Valadão "Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR"

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8029

Keywords:

Pedagogia, Alternância, Estudos, Culturais, Covid-19

Abstract

Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.

Author Biography

Alberto Dias Valadão, "Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR"

Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus de Ji-Paraná - Departamento Acadêmico em Ciências Humanas e Sociais - DACHS. Graduação em Pedagogia, Mestrado em Psicologia, Doutorado em Psicologia.

Published

2021-08-03

Issue

Section

In Focus