A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8029Palabras clave:
Pedagogia, Alternância, Estudos, Culturais, Covid-19Resumen
Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.