Escola e Docência: a autonomia é admissível?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8072Keywords:
Autonomia, Docência, Escola, Gestão Democrática.Abstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a admissibilidade da autonomia docente no ambiente escolar. Considerando o complexo cenário social e as suas contradições, indagamos: “Como os diversos propositores de uma Educação para a autonomia consideram os conflitos na sociedade e na escola?”, “De que maneira os diferentes paradigmas de gestão/administração escolar influenciam a vivência da autonomia nesse ambiente?”, “As condições do trabalho docente impedem ou contribuem para a autonomia do professor?”. Este artigo, que é uma revisão narrativa de literatura, reflete sobre algumas propostas de gestão/administração da instituição escolar, analisando-as a partir de suas tensões e contradições com o projeto de sociedade que sustentam, bem como das suas aproximações com a ideia de uma Educação para a autonomia. Em seguida, abordamos os desafios do exercício da autonomia, a partir de Contreras (2012), destacando os saberes necessários para a construção do trabalho e da identidade docentes. Concluímos, a partir dessa discussão, que a gestão democrática e a descentralização política são indispensáveis para a autonomia escolar, docente e discente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.