Escola e Docência: a autonomia é admissível?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8072Palavras-chave:
Autonomia, Docência, Escola, Gestão Democrática.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a admissibilidade da autonomia docente no ambiente escolar. Considerando o complexo cenário social e as suas contradições, indagamos: “Como os diversos propositores de uma Educação para a autonomia consideram os conflitos na sociedade e na escola?”, “De que maneira os diferentes paradigmas de gestão/administração escolar influenciam a vivência da autonomia nesse ambiente?”, “As condições do trabalho docente impedem ou contribuem para a autonomia do professor?”. Este artigo, que é uma revisão narrativa de literatura, reflete sobre algumas propostas de gestão/administração da instituição escolar, analisando-as a partir de suas tensões e contradições com o projeto de sociedade que sustentam, bem como das suas aproximações com a ideia de uma Educação para a autonomia. Em seguida, abordamos os desafios do exercício da autonomia, a partir de Contreras (2012), destacando os saberes necessários para a construção do trabalho e da identidade docentes. Concluímos, a partir dessa discussão, que a gestão democrática e a descentralização política são indispensáveis para a autonomia escolar, docente e discente.
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