Saúde Mental e qualidade de vida de universitários em etapa inicial do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.8687Keywords:
Saúde do Estudante, Saúde Mental, COVID-19, Ensino Online.Abstract
A pandemia do COVID-19 resultou na imposição do isolamento social e na adoção das atividades remotas de ensino, fatores que podem acarretar no comprometimento da saúde mental e da qualidade de vida dos universitários. Objetivo: Investigar indicadores de transtornos mentais e condições da qualidade de vida de universitários de cursos da área da saúde e humanas em regime de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Pesquisa descritiva, de caráter quantitativo e de corte transversal. Amostra composta por estudantes de uma universidade pública brasileira. Foram utilizados três instrumentos: questionário sociodemográfico e de vivências durante a pandemia, Depression, Anxiety and Stress Scale e World Health Organization Quality of Life instrument – bref. Análise de dados foi realizada utilizando dados de estatística descritiva e protocolos dos instrumentos. Resultados: Participaram 206 universitários, com média de idade de 22,8 anos, sendo maioria do gênero feminino, solteiros, com religião, que não trabalhavam e eram da área da saúde. As principais dificuldades relacionadas ao ensino remoto foram prejuízos na saúde mental (87,9%), desconforto físico (68,6%), dificuldade de concentração e atenção (78,0%) e instabilidade da internet (41,7%). A depressão e estresse foram as variáveis mais prevalentes no que se refere à ocorrência e, quanto à gravidade, ansiedade e estresse. A condição geral da qualidade de vida foi considerada regular, porém 65,5% percebiam sua saúde como ruim ou necessitava melhorar. Os domínios mais comprometidos foram: psicológico (82,5%), físico (81,1%) e ambiental (77,2%). Conclusão: Faz-se necessário a implementação de programas e ações de promoção em saúde mental pelas instituições de ensino visando melhorar a qualidade da saúde, de vida e de desempenho acadêmico, além de garantias de acesso e de qualificação para o uso de tecnologias de comunicação digitais.
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