Saúde Mental e qualidade de vida de universitários em etapa inicial do ensino remoto

Autores/as

  • Marcela Doescher Dias Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • nilson Rogério da Silva Unive4rsidade Estadual Paulista
  • Meire Luci da SILVA Universidade Estadual Paulista (UNESP), http://orcid.org/0000-0003-0256-4793

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.8687

Palabras clave:

Saúde do Estudante, Saúde Mental, COVID-19, Ensino Online.

Resumen

A pandemia do COVID-19 resultou na imposição do isolamento social e na adoção das atividades remotas de ensino, fatores que podem acarretar no comprometimento da saúde mental e da qualidade de vida dos universitários. Objetivo: Investigar indicadores de transtornos mentais e condições da qualidade de vida de universitários de cursos da área da saúde e humanas em regime de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Pesquisa descritiva, de caráter quantitativo e de corte transversal. Amostra composta por estudantes de uma universidade pública brasileira. Foram utilizados três instrumentos: questionário sociodemográfico e de vivências durante a pandemia, Depression, Anxiety and Stress Scale e World Health Organization Quality of Life instrument – bref. Análise de dados foi realizada utilizando dados de estatística descritiva e protocolos dos instrumentos. Resultados: Participaram 206 universitários, com média de idade de 22,8 anos, sendo maioria do gênero feminino, solteiros, com religião, que não trabalhavam e eram da área da saúde. As principais dificuldades relacionadas ao ensino remoto foram prejuízos na saúde mental (87,9%), desconforto físico (68,6%), dificuldade de concentração e atenção (78,0%) e instabilidade da internet (41,7%). A depressão e estresse foram as variáveis mais prevalentes no que se refere à ocorrência e, quanto à gravidade, ansiedade e estresse. A condição geral da qualidade de vida foi considerada regular, porém 65,5% percebiam sua saúde como ruim ou necessitava melhorar. Os domínios mais comprometidos foram: psicológico (82,5%), físico (81,1%) e ambiental (77,2%). Conclusão: Faz-se necessário a implementação de programas e ações de promoção em saúde mental pelas instituições de ensino visando melhorar a qualidade da saúde, de vida e de desempenho acadêmico, além de garantias de acesso e de qualificação para o uso de tecnologias de comunicação digitais.

Biografía del autor/a

Marcela Doescher Dias, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista. Bolsista CNPQ.

nilson Rogério da Silva, Unive4rsidade Estadual Paulista

Livre Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da  Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, São Paulo, Brasil. 

Meire Luci da SILVA, Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Professora Assistente Doutora do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marilia, SP, Brasil. 2 Discente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil.

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Publicado

2023-02-27

Número

Sección

Artigos